Quanto tempo as ações de marketing digital levam para dar retorno?

Saber qual o retorno do marketing digital é uma curiosidade de muitos empreendedores. Na realidade, para desenvolver uma estratégia eficiente é preciso ter apoio de uma equipe qualificada e especialista em planejar, executar e avaliar os indicadores capazes de fornecer uma visão abrangente dos resultados.

Na prática, os primeiros benefícios começam imediatamente, mas o retorno do investimento costuma demorar mais. A partir de seis meses algumas ações já são lucrativas. Depois de um ano, é possível ver as ações se desenvolvendo com mais força.

Quase tudo o que é produzido pela sua marca fica disponível na internet por tempo ilimitado.

Para entender melhor a dinâmica sobre o retorno do investimento, confira como isso funciona em pequeno, médio e longo prazo.

Retorno do marketing digital no período de 6 a 12 meses
As principais atividades de curto a médio prazo são:

Links patrocinados
Sabe aquelas propagandas que sempre aparecem quando você está navegando na internet? Elas são os links patrocinados do Google Ads. Esse recurso permite anunciar, mensurar o tráfego do site e a porcentagem de conversão das vendas, entre outros detalhes. A conversão acontece a partir de seis meses.

Redes sociais
É possível fazer uma análise dos posts que tiveram maior engajamento e reavaliar o planejamento de conteúdo. Leve em consideração que as publicações orgânicas (gratuitas) só são exibidas para uma pequena porcentagem dos seguidores. Por isso, investir em anúncios pagos é fundamental para conquistar audiência e retorno do investimento.

Conteúdos interessantes
Produzir conteúdo para educar os clientes deve ser a base do seu negócio. Isso inclui artigos, posts em redes sociais, e-books, webinars, infográficos, vídeos, podcasts, etc. Materiais de interesse do seu público ajudam a converter visitantes em leads (potenciais clientes).

Retorno do marketing digital no período de 12 a 24 meses
As principais atividades de médio a longo prazo são:

SEO (Search Engine Optimization)
SEO é uma técnica de otimização de sites que utiliza as palavras-chave adequadas. O Google demora um certo tempo para reconhecer o seu conteúdo e entender que ele é confiável. No entanto, essa espera é recompensada, pois o acervo que a sua empresa publicar permanece na internet por tempo ilimitado.

Marketing de conteúdo
O período de 12 a 24 meses é suficiente para que você seja reconhecido como autoridade assunto e aumente a visibilidade da marca. Para isso, a sua equipe deve ser persistente e trabalhar para alcançar esse benefício com a estratégia de marketing de conteúdo. Assim como qualquer tipo de relacionamento, conquistar confiança e admiração leva tempo.

E-mail marketing
Ter uma lista de e-mail e fazer com que ela cresça cada vez mais é essencial para se relacionar com o consumidor e conseguir novas conversões. Dentro desse prazo, é possível criar um mailing segmentado, ou seja, para o público certo.
Como você viu, construir a reputação de uma marca na internet requer trabalho, investimentos e muita paciência. O retorno do marketing digital pode ser percebido a curto, médio e longo prazo. O mais importante é gerar bons frutos!
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Agora que você entendeu melhor sobre quanto tempo as ações de marketing digital levam para dar retorno, que tal conhecer nossas soluções?